Image Map

23 junho 2018

Uso de Leite de Colônia ou Leite de Rosas na pele do rosto


Olá, meninas! Tudo bem?

Recebi uma pergunta no Instagram numa foto que outro produto de limpeza da pele que postei por lá querendo saber sobre o Leite de Colônia ou Leite de Rosas também, já que um é alternativa do outro.







Primeiramente, para que serve Leite de Colônia ou Leite de Rosas? Segundo os próprios fabricantes: " As loções Leite de Colônia foram desenvolvidas para auxiliar na limpeza profunda da pele, mantendo-a protegida contra agressões externas." (fonte: site http://leitedecolonia.com.br) Ação adstringente e desodorante" (http://www.lr.com.br/produtos-interna/leite-de-rosas)


Composição de ambos os produtos:






Produtos muito antigos e conhecidos de nossas avós e mães, que muito usaram esses produtos para limpar a pele e como desodorante. É bom salientar que ambos contém álcool na formulação e sabemos que isso não é nada bom para nossa pele. Muita gente usa ainda hoje para o mesmo fim porque realmente limpam como nenhum outro produto pode limpar, mas...pode não ser uma boa ideia. Se o uso for ocasional, uma vez por mês ou antes de fazer uma limpeza profunda na pele, ainda vai. Mas uso diário...nem pensar! E digo isso por experiência própria. Quando eu tinha lá meus 20  anos e sem muitas opções de produtos para esse fim, até bons anos depois (quando a nossa pele é perfeita e não nos preocupamos com nada, só em limpar), usei muito para limpar a pele quando chegava do trabalho. E digo com toda certeza que, depois que parei de usar, minha pele começou a manchar (manchas de sol) e passou de pele oleosa à extra seca, minha pele foi ficando desidratada, opaca, sem viço, ressecando cada vez mais até que, hoje, preciso recorrer a óleos de todo tipo para atenuar sinais que apareceram precocemente. Além desse efeito a logo prazo, pode acontecer o efeito rebote - usa-se para minimizar a oleosidade e acabaram com a pele mais oleosa ainda. Isso porque a pele está se defendendo de um produto que a está agredindo por ser "limpante" demais, podendo causar mais oleosidade,  manchas (como aconteceu comigo), dentre outros. 

Então: é verdade que eles limpam muito bem sua pele. Porém, se não tomar cuidados como hidratar a pele após seu uso, dentre demais cuidados que não podemos deixar de lado e usar muito de vez em quando para uma limpeza mais profunda e não limpeza diária, pode até ser mais recomendável. Lembrando que cada pele é única e reage de diferentes formas. Para algumas, pode ser que nunca cause nenhum desconforto ou efeitos maiores, mas existem peles muito sensíveis que podem se ressentir de um uso contínuo em bem menos tempo de uso, portanto, abusivo demais para sua pele e vai dar muito mais trabalho para recuperar ...isso, se for possível. 

Existem milhares de opções no mercado hoje para todos os bolsos que podem ser utilizados diariamente, até mesmo produtos caseiros. Então, pensem no que pode ser a melhor opção para sua pele. E sempre consultem um dermatologista em caso de dúvidas.

Um beijo e até a próxima!



Créditos:www.jenifercruuz.com/