Image Map

13 julho 2017

Em busca dos dentes perfeitos: coloquei aparelho ortodôntico. E agora? Quais os problemas, incômodos e dúvidas?



Olá, meninas e meninos!

Procurei deixar reservado o fato de ter colocado aparelho dentário recentemente, até nas redes sociais, para fazer este post primeiro.





Cuidados:

Motivos:

Tipos de aparelhos e para quais casos:

O que vou sentir:

Quanto tempo se usa um aparelho fixo:

Tem como mudar totalmente a arcada dentária?



Mas, primeiro, por que colocar aparelho fixo? Minha arcada dentária era toda corretinha, certinha e bonita, até os dentes do siso (ou do juízo, como se diz popularmente) começarem a dar o ar da graça. Meus dentes são muito grandes e o diabo dos sisos são maiores ainda! Conclusão: Não tinha espaço para nascer direito e o que aconteceu? Foi entortando meus dentes todinhos! E cada vez que olhava, aquilo me incomodava. Já faz anos que tinha os dentes tortos e ia adiando o inevitável, se quisesse meus dentes em ordem de volta. Não tirei foto dos moldes da documentação que leva para o dentista...esqueci! Porque antes de colocar o aparelho, a gente paga uma documentação que envolve moldes de gesso com o formato da arcada (horrível de fazer!), chapas panorâmicas e outros dados para anotação do dentista ou ortodentista, no caso. 




Importante dizer que, antes que se coloque aparelhos ortodônticos, é necessário...digo melhor, obrigatório...a extração desses dentes do siso. Todos, sem exceção. Primeiro, porque serão dentes que só continuarão a entortar os demais e depois porque, para melhor colocação do aparelho, eles tê que cair fora. Meu sobrinho colocou aparelho antes de remover os benditos e adivinhem? Entortou tudo de novo! Então, se você pensa em colocar aparelho ortodôntico para correção ou até mesmo por estética, livre-se deles primeiro ou vai ser sofrimento, trabalho e dinheiro jogados fora. 

Muita gente, quando disse que ia colocar aparelho, inclusive uma amiga que já faz uns dois anos que não vejo, me perguntou: "Mas por que vai colocar aparelho? Seus dentes são tão certinhos, bonitos..." Ooooooiiiiiii??? Certinhos??? Bem se vê que ela usa o óculos no grau que usa! hahahaha Brincadeira!





Antes de colocar o aparelho, já dentro do banheiro do dentista...Não fiquei nervosa nem nada, mas já estava preparada psicologicamente para o incômodo que viria por conta da correção da arcada dentária...fazer o quê, né? Quem sai na chuva é para se molhar!







Depois da colocação do aparelho...
Percebam como, com o aparelho, os dentes parecem mais tortos do que nas fotos acima, sem o aparelho. Isso se deve porque , toda vez que vai fazer a manutenção, vai colocando os braquetes em posições diferentes para ir alinhando como se deve, coisa que sem o aparelho se percebe bem menos.






Agora, só quando eu remover o aparelho fixo que vou fazer outro post mostrando como ficou meus dentinhos, tudo certinho, bonitinhos, alinhadinhos de novo, como devem ser. 

O mais legal? É que colocar aparelho era uma das minhas metas para este ano! E fiz até post no fim do ano passado falando sobre minhas metas para 2017. Vou filtrar e fazer o post de metas que alcancei para este ano e as metas para 2018. 😉

Alguma dúvida que, como paciente, eu possa sanar? Deixem nos comentários, ok?


Beijos e até mais!



Créditos: clinicalclair.com.br / sorridents.com.br / vilamulher.uol.com.br