Image Map

13 julho 2017

Em busca dos dentes perfeitos: coloquei aparelho ortodôntico. E agora? Quais os problemas, incômodos e dúvidas?



Olá, meninas e meninos!

Procurei deixar reservado o fato de ter colocado aparelho dentário recentemente, até nas redes sociais, para fazer este post primeiro.





Cuidados: com alimentação. Vinho, café, chocolate, alimentos muito condimentados, pois podem não só manchar os dentes como os braquetes, no meu caso, são de porcelana. Tem que escovar os dentes e enxaguar toda hora e, mesmo assim, podem dar alguma mancha.Tem que usar fio dental mesmo com aparelho! É um saco, mas tem que usar porque o aparelho tende a reter mais alimentos entre os dentes, em cima, dos lados, de todo jeito! Se tiver muita dificuldade, existe o Passa Fio, que auxilia nessa hora, mas aé agora, não precisei, mesmo tendo os dentes juntinhos.

Motivos: No meu caso, os dentes do siso entortaram totalmente a arcada dentária. A de baixo e o lado esquerdo, mais ainda. Mas os motivos podem ser diversos. Ou simplesmente, por estética, para corrigir um ou dois que estejam meio tortinhos,

Tipos de aparelhos e para quais casos: Tem aquele que parece arame farpado kkkkk e este que optei é o de porcelana. ´um pouco mais caro, mas não achei a diferença muito grande. Tem uim, de fabricação alemã, que é transparente. E beeem mais caros, que são aqueles transparentes que os famosos usam, parece uma moldeira de silicone. Podem custar em torno de R$ 4/R$ 5 mil + manutenção. 

O que vou sentir: Repuxa. E muito. Você sente, principalmente nos primeiros dias, tracionar seus dentes. Nos primeiros dias, você tem que comer sopa, purê, miojo (!!!) e coisas bem molinhas, pois os dentes ficam sensíveis e os braquetes machucam no início, depois você se acostuma.

Quanto tempo se usa um aparelho fixo: Geralmente, Pelo menos de 1 ano e meio a dois anos. Mas se não for suficiente, pode até dobrar esse tempo. Espero que não seja meu caso!

Tem como voltar a arcada dentária como era antes? Diz meu dentista que sim, que vou ter meus dentes alinhados novamente depois do uso do aparelho. geralmente, depois do aparelho fixo é preciso um aparelho de contenção, para assegurar que não vão começar entortar de novo. Mas esse é mais barato e é móvel. Só usa quando dormir.



Mas, primeiro, por que colocar aparelho fixo? Minha arcada dentária era toda corretinha, certinha e bonita, até os dentes do siso (ou do juízo, como se diz popularmente) começarem a dar o ar da graça. Meus dentes são muito grandes e o diabo dos sisos são maiores ainda! Conclusão: Não tinha espaço para nascer direito e o que aconteceu? Foi entortando meus dentes todinhos! E cada vez que olhava, aquilo me incomodava. Já faz anos que tinha os dentes tortos e ia adiando o inevitável, se quisesse meus dentes em ordem de volta. Não tirei foto dos moldes da documentação que leva para o dentista...esqueci! Porque antes de colocar o aparelho, a gente paga uma documentação que envolve moldes de gesso com o formato da arcada (horrível de fazer!), chapas panorâmicas e outros dados para anotação do dentista ou ortodentista, no caso. 




Importante dizer que, antes que se coloque aparelhos ortodônticos, é necessário...digo melhor, obrigatório...a extração desses dentes do siso. Todos, sem exceção. Primeiro, porque serão dentes que só continuarão a entortar os demais e depois porque, para melhor colocação do aparelho, eles tê que cair fora. Meu sobrinho colocou aparelho antes de remover os benditos e adivinhem? Entortou tudo de novo! Então, se você pensa em colocar aparelho ortodôntico para correção ou até mesmo por estética, livre-se deles primeiro ou vai ser sofrimento, trabalho e dinheiro jogados fora. 

Muita gente, quando disse que ia colocar aparelho, inclusive uma amiga que já faz uns dois anos que não vejo, me perguntou: "Mas por que vai colocar aparelho? Seus dentes são tão certinhos, bonitos..." Ooooooiiiiiii??? Certinhos??? Bem se vê que ela usa o óculos no grau que usa! hahahaha Brincadeira!



Olhem como mudou os dentes da Flávia Alessandra.Além de mais alinhados, também passou por um nivelamento de porcelana para deixá-los todos no mesmo nível, bonitos esteticamente



Antes de colocar o aparelho, já dentro do banheiro do dentista...Não fiquei nervosa nem nada, mas já estava preparada psicologicamente para o incômodo que viria por conta da correção da arcada dentária...fazer o quê, né? Quem sai na chuva é para se molhar!

A maioria que via antes os meus dentes me perguntou "porque colocou aparelho? Seus dentes são certinhos..." Que nada! É que não tenho comigo as fotos tiradas da documentação, mas quando estiverem comigo de novo (vai demorar um pouquinho...) eu mostro como estavam para comparar.








Depois da colocação do aparelho...
Percebam como, com o aparelho, os dentes parecem mais tortos do que nas fotos acima, sem o aparelho. Isso se deve porque , toda vez que vai fazer a manutenção, vai colocando os braquetes em posições diferentes para ir alinhando como se deve, coisa que sem o aparelho se percebe bem menos.






Agora, só quando eu remover o aparelho fixo que vou fazer outro post mostrando como ficou meus dentinhos, tudo certinho, bonitinhos, alinhadinhos de novo, como devem ser. 

O mais legal? É que colocar aparelho era uma das minhas metas para este ano! E fiz até post no fim do ano passado falando sobre minhas metas para 2017. Vou filtrar e fazer o post de metas que alcancei para este ano e as metas para 2018. 😉

Alguma dúvida que, como paciente, eu possa sanar? Deixem nos comentários, ok?


Beijos e até mais!



Créditos: clinicalclair.com.br / sorridents.com.br / vilamulher.uol.com.br