Image Map

19 junho 2017

Ditadura da Beleza: temos que deixar de ser lisas para nos tornar cacheadas?


Olá, meninas e meninos! Tudo bem?


É um pouco complicado esse post, uma vez que "ditadura" parece que só serve para demonstrar uma "soberania" de cabelos lisos mas que, em contrapartida, muitas campanhas publicitárias e comerciais usam a mesma "ditadura" para convencer as mulheres de que "quem tem cacho é rainha". Mas e se você tem seus cabelos naturalmente cacheados e não gosta deles assim e os prefere lisos, você não se assume simplesmente por não gostar dos seus fios cacheados naturalmente???

Afinal, o que é "se assumir"?





Pra ser assumidamente negra, você é obrigada a usar cabelos na forma que não gosta, que você se olha no espelho e não se encontra mais só por que hoje existe um movimento para "assumir a raça e os cabelos" do jeito que são? Gente, ser negra é muito além de uma textura de cabelo, já está no gene, está a olhos nus para quem quiser ver. Não tem como renegar isso, tem? E cada um é bonito do jeito que escolhe ser. Se você gosta do que vê no espelho, provavelmente você tem feito um excelente trabalho, mulher! Seja lisa, cacheada ou o que for!




Você pode alisar seus cabelos porque os acha mais bonitos lisos e vai continuar negra. Então, não entendo como conseguem fazer tamanha lavagem cerebral na cabeça das pessoas para vender produtos para transição capilar. Se você não gosta dos seus cabelos cacheados ou crespos, nada demais tem nisso. Tem muitas coisas que não gosto em mim que gostaria de mudar. E quem não é assim? Quem nunca quis mudar a cor dos cabelos, ficar mais bronzeada, descolorir os pêlos do braço ou pernas, colocar lentes de contato verdes ou azuis se seus olhos são castanhos, preencher umas ruguinhas aqui ou ali...quem nunca??? Se você fez a transição porque realmente queria ter menos trabalho, gasto e, principalmente, gosta do que vê no espelho como está hoje, ótimo! A intenção deveria ser essa: você ser o que quer ser e não o que querem que você seja para dar lucro às empresas. 

O engraçado é ver como muitas mulheres reagem frente a isto. Até ontem, (modo de falar) todo mundo estava lotando salões para deixar seus cabelos liséééérrimos, a cada dia várias escovas progressivas eram lançadas no mercado, colocando até a própria saúde em risco por conta, principalmente, do famigerado formol e hoje se dizem contra cabelos lisos. Mas quando usavam os cabelos lisos, não se preocupavam nem um pouco com isso e, muito menos, com a saúde. Mesmo depois de reportagens de pessoas que só faltaram morrer por causa de substâncias nocivas em produtos do gênero.





O que me motivou escrever este post foi exatamente a postura de algumas pessoas que tenho observado que até outro dia alisavam seus cabelos porque não gostavam deles da forma que são ao natural e hoje, se rendem a essa nova "ditadura" e ainda falam que nunca gostaram de cabelos lisos! Gente, parou com a hipocrisia aí, tá? Para que tá feio!

A forma como usa os cabelos não precisa "demonizar" a forma como os outros preferem usar. Existe espaço para todo tipo de cabelo no mundo: lisos, crespos, cacheados, enrolados, louros, negros, ruivos, castanhos...e exatamente nisso que é o lado bom: a diversidade de gostos e que fazem do brasileiro um povo super miscigenado e por aqui nada é raro. Vemos loiras naturais, negras naturais lisas ou cacheadas, morenas lisas e cacheadas e cada um tem sua beleza, seja do jeito que VOCÊ gostar e não o que o mercado quer te empurrar.


ABAIXO À DITADURA DOS LISOS INSTAURANDO
UMA NOVA DITADURA???


Por exemplo: meus cabelos não são lisinhos assim como vocês veem nas fotos. Já falei diversas vezes aqui no blog. Meu cabelo é doido: raiz lisa e da metade para baixo tem partes que é mais frisado e outras têm tendência a cachear, mas a única parte definida nele é a raiz. Com um cabelo totalmente indefinido, o que acham que é mais fácil para mim? E o principal: o que eu acho que é melhor para mim e como eu me gosto mais? É provável que manterei meus cabelos lisos do jeito que EU GOSTO que sejam. Nem me imagino tentando definir esse cabelo doido, até porque eu teria muito mais trabalho e para mim, não gosto de cabelo muito cheio, não gosto de cabelo cacheado nem crespo (mesmo que haja formas de deixá-lo assim). 

Outra coisa: Meu rosto não favorece também um cabelo cacheado ou crespo. É minha opinião sobre mim mesma. Meu rosto é anguloso, sou bochechuda rsrs não cabe muito volume no cabelo. Mesmo vendo que muitas meninas ficaram ainda mais bonitas com seus cabelos ao natural, isto não quer dizer que para mim também funcione. Que bom para elas poderem usar cabelo ao natural, gastar menos tempo para arrumar os cabelos e ainda gostar mais deles como são! Pra mim, não rola.

Então, gente, vamos nos assumir como queremos ser. ISSO É O MAIS IMPORTANTE!!! Se nos achamos mais bonitas lisas ou crespas, cacheadas, morenas, loiras, ruivas...que sejam como você quiser e não que seja apenas uma moda e daqui a pouco todo mundo corre para os salões de novo porque não se gostam como estão hoje, tudo por conta de um mercado publicitário tão poderoso quanto é o mercado da beleza. Vamos celebrar que temos ferramentas para sermos como quisermos e não atacar quem usa esse ou aquele cabelo, criticar porque a vizinha não usa o cabelo preso porque é volumoso demais ou porque aquele liso é sem-graça.

Há espaço para todas. E viva as diferenças!



Um beijo e até mais!













Créditos: cacheia.com / youtube.com/analidialopes / http://penteadosparaadolecente.blogspot.com / https://salaovirtual.org/mega-hair-cacheado/ meioenrolada.wordpress.com