Image Map

11 janeiro 2017

DIY: Terrário com Suculentas


Olá, meninas e meninos!

Não sei se já mencionei aqui que amo de paixão suculentas! São lindas e fáceis de cuidar, porque não precisam de cuidados constantes para regar, adubar, colocar vitamina e tantas coisas que outras plantas precisam...e sendo eu uma pessoa que não pode cuidar de plantas muito sensíveis porque, de certo, deixo morrer todas...kkkkkkk Não é maldade, gente. Longe de mim! É esquecimento mesmo rsrs

E pensando em fazer um vasinho ou arranjo com essas plantas simples, mas tão notáveis, vi algumas ideias pela internet e resolvi fazer este terrário com algumas delas:







Você vai precisar de:


- um vidro usado para aquário ou vaso de vidro redondo (ou outro formato que achar melhor);

- Pedrinhas brancas e pedras ornamentais de diferentes tamanhos;

- Cascalhos;

- substrato para suculentas;

- Carvão vegetal;

- Argila expandida;

- suculentas do tipo que gostar;

- miudezas para decorar: plantas artificiais, musgos e o que julgar adequado.


Para montar é simples, mas requer alguns cuidados: o certo seria um recipiente onde haja saída para escorrer a água quando regar as suculentas. No caso aqui do vidro, por isso é necessário colocar um pouco de argila expandida por baixo do carvão vegetal, que também vai ajudar na drenagem da água. Em caso de preferir vaso de cerâmica que tenha saída para drenagem, acredito que não precisa desse passo. Pode-se também colocar um pouco de areia. Não precisa ser fina nem peneirar, pois a função dela também será de ajudar a retirar o excesso de água quando regar. Só aí que se pode colocar por cima o substrato. E depois, é só dispor as suculentas que escolheu da forma que for ficando mais bonito e decorar com os itens que gostou para incrementar!

Uma amiga viu em casa o ornamento e perguntou onde encontrava o substrato e a argila expandida. Perto de casa, tem um senhor japonês que trabalhou com paisagismo. Embora ele tenha acabado com o santuário de plantas que tinha no imenso quintal, ainda tinha esses itens em casa e me cedeu, mas em casas de jardinagem ou paisagismo é fácil encontrar. Algumas casas de material de construção grandes também podem ser encontrados com facilidade. Aqui em SP, temos o Tatuapé Garden, que com certeza vende esses produtos. A média de preço da argila é por volta de R$ 10 uma quantidade de 300 a 500gr. O substrato deve ser encontrado em quantidade um pouco ( de 700gr a 1 kg) maior a mais ou menos o mesmo preço. 

Mas é bem facinho né, gente? E é bem simples e rápido deixar um arranjinho desses pronto para enfeitar qualquer cantinho que quiser aí em casa ou a mesa de trabalho. Vai ficar bonito em qualquer lugar! ☺☺


Beijos e até mais!!!