Image Map

24 dezembro 2016

Então...é Natal!


Olá, meninas e meninos! Tudo bem?



    E ao ler uma mensagem do Papa Francisco, resolvi escrever um pouquinho aqui para vocês hoje.






Como ver sentido no Natal ou num ano melhor com tantas notícias ruins, com tantas coisas erradas e ruins acontecendo diariamente ao nosso redor? 

Eu não sou como a maioria, que é cristã. Mas por que pensou em uma mensagem de Natal? E por que usa uma imagem e frase do Papa, então? 

Porque acho que esse Papa tem levado mensagens valorosas às pessoas, ainda que a maioria delas não perceba ou pense nas coisas que ele diz e tente melhorar através disso. E isso quem lhes diz é uma ateia convicta. Não preciso ser cristã para perceber quando uma pessoa passa mensagens de valor para outras. Papa Francisco dá um imenso feedback à humanidade do que devemos melhorar e como podemos fazer, mas nem por isso tentamos ser melhores, nem uns com os outros ou com o que deixamos de legado.

Então, como responder a essa pergunta? 

Simples: não podemos ignorar o que acontece a nossa volta, fechar os olhos para as notícias que chegam até nós, fingir que o país vive às mil maravilhas porque aí estaríamos sendo alienados. Temos sim, que ter consciência de tudo que nos cerca, mas também pensar em como podemos fazer algo: que seja melhor para nós, para nossa casa e aos que vivem conosco, para nossa rua, nosso bairro e assim por diante. Separar o lixo comum do reciclável, por exemplo, já é começar por algum lugar, pois não está se preocupando apenas com o catador de lixo que usa o que você separa como renda, mas num patamar mais abrangente estamos ajudando todo o meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, tudo tende a melhorar não só para nós, mas para a coletividade. Não vamos pensar só no que pode nos beneficiar, mas o que beneficia o bem comum: a todos da sua casa, do seu bairro, da sua cidade, do seu país, do mundo todo.

Penso que se cada um mudar um pouquinho a cada dia de forma que ajude não só a si mesmo mas que posa beneficiar a longo prazo a uma quantidade maior de pessoas cada dia mais, acho que já estamos contribuindo para um mundo mais humano...de verdade. Pensar na nossa responsabilidade como indivíduo e em como afetamos a vida das pessoas ao nosso redor, nos colocarmos mais no lugar do outro também, nos ajuda a ter melhor dimensão de como tudo nos afeta e de tudo que podemos melhorar para ajudar.

Vamos começar pelo que é mais simples. Se sua mãe sempre te pede para arrumar seu quarto todo santo dia e você nunca faz, saiba que isso a chateia, isso desgasta...falar com as pessoas sempre sobre a mesma coisa porque elas não estão dispostas a melhorar é desanimador, mina relacionamentos, gera brigas, torna tudo mais difícil...Então, arrume sua cama, seu quarto...você vai ver como ela, intimamente, vai ficar grata por isso e vai melhorar sua relação com ela. Separe seu lixo, não desperdice água, não consuma tanta energia elétrica, jogue o lixo na lata de lixo...que trabalho te dá fazer essas coisas tão simples??? Seja mais gentil com as pessoas. Vejo que as pessoas têm dificuldade em falar um  "Muito obrigado". Poxa, que mal tem em ser grato com quem te ajuda em algo - seja uma informação ou porque pegou algo que caiu da sua mão?? Ajude alguém que tem dificuldade a atravessar a rua, se detém informação que alguém precise, passe adiante...Ensine os pequenos como respeitar os mais velhos, os animais, o professor...Demonstre quando eles fazem algo que te chateia não com gritos, mas mostre que a atitude deles te deixou triste...acredite, eles vão prestar mais atenção se mostrar que tem sentimentos tanto quanto eles e não dando a ideia que é um ser inatingível só porque é mãe ou pai deles.

E de pequenas atitudes vamos passando às maiores...e assim vai!

Fazer um lugar melhor, um lar melhor, um mundo melhor não é da noite para o dia. O mundo muda com pequenas atitudes que vão às grandes. Se não está feliz com a situação do país, pense no que tem feito para que possamos ver um futuro melhor para ele. Só reclamar, só brigar e acusar quem votou nesse ou naquele candidato não adianta de nada. Pelo contrário: só vão pensar "ih, lá vem o chato que acha que é o certinho, que faz tudo bonitinho!Afff, chegou o porre em forma de gente!" Tem certeza que é isso que quer? Sinceramente, não importa mais quem votou em quem. O problema não é só de quem votou. O problema é NOSSO e NÓS temos que resolver. Quantas vezes você aí que sai julgando todo mundo já votou errado também e quantas vezes você errou como pai, como marido, como esposa, como mãe, como filho, como profissional, como pessoa? Errar faz parte da vida, mas apontar só para os outros como se não tivéssemos responsabilidade de nada é ignorância e não vai ajudar em absolutamente nada.

O que eu posso fazer para minha casa ser melhor hoje? Ah...posso fazer uma faxina, posso lavar o quintal, posso dar banho nos cachorros, posso trocar a comida dos gatos...sabe, fazer coisas que quase sempre são de responsabilidade de outra pessoa na casa. Tipo, sua mãe rsrs Ela vai agradecer, pode ter certeza. E não vai te cair a mão. Eu garanto. Pare de pensar: "se o fulano pode fazer, por que eu tenho que fazer?" Pense: "se fulano faz, eu também posso fazer. E posso fazer melhor!"

Pra que se preocupar tanto com o que comer na ceia de Natal ou no Ano Novo? Você tem o que comer de forma satisfatória o ano todo ou as festas de fim de ano é uma oportunidade de mostrar algo que você não é? Pra que consumir em demasia eletrônicos, roupas, sapatos, perfumes e sair comprando tudo como se o mundo fosse acabar amanhã? Será que é isso que realmente importa? É disso que o Natal se trata? Responda você que prega tanto o amor ensinado na sua igreja. Não estou propondo uma discussão religiosa, mas uma reflexão de você para com você mesmo. Será que o que tem aprendido na sua doutrina se trata disso?

Então, vamos mudar nossas atitudes e até (por que não?) nosso modo de vida para que possamos ver mais sentido em comemorar natais, novos anos, aniversários e qualquer dia que seja digno de alguma comemoração? Não que comemorar precise ter dia marcado, mas já que muitos comemoram, que comemoremos com gosto por termos motivos para celebrar.

E para quem comemora a data...FELIZ NATAL PARA VOCÊ!


Bjs e até mais!


Créditos: http://muitoalem2013.blogspot.com.br/2015/11/as-festas-de-natal-sao-uma-farsa-papa.html