Image Map

29 julho 2016

Cabelo liso vs Crespo


Olá, meninas e meninos!


De uns tempos para cá, muitas que até pouco tempo usavam chapinha e sofriam horrores com produtos químicos nocivos à saúde ou ficavam naquele puxa-puxa de salão de cabeleireiro para manter as madeixas lisas têm levantado a bandeira em relação aos cabelos naturalmente encaracolados, enrolados ou crespos. Mas eu fico me perguntando uma coisa sobre isso: por que agora tem esse preconceito com quem alisa os cabelos ou usa chapinha ou simplesmente quer seu cabelo liso? O que isso tem a ver com renegar a raça? Sinceramente, não entendo. Quer dizer que minha mãe que fez tanto permanente na vida também renegava a raça dela?





Ninguém é obrigado a gostar de cabelo enrolado, então, quem não quer fazer parte dessa ditadura, não é obrigada a deixar o cabelo encrespar porque agora é moda ou sei lá o quê, porque agora resolveram que é bonito usar cabelo crespo...sei. Por que antes não era? Engraçado como há pouquíssimo tempo atrás não se via uma negra sequer com cabelo natural, era sempre o cabelo mega esticado por henê, tioglicolato e guanidinas da vida. Entendo que, muitas delas, sofreram o hoje chamado bullying por causa de um "cabelo duro", "bombril"  e tantos outros apelidos desagradáveis e resolveram se "caucasianar". Mas cá entre nós, todo mundo sabia que seu cabelo não era liso, não tinha como se tornar branca só porque alisou o cabelo. Você continuava negra com seu cabelo alisado. Assim como o fato de resolver fazer transição capilar também não te torna nem mais nem menos negra.





Tinha uma colega no ensino fundamental que era negra e sofria horrores com os cabelos crespos dela, chamavam até de "cocôzinho de cabrito" por causa das trancinhas dela. Eu sempre fiquei com dó da menina porque ela era gente boa, meiga, engraçada quando deixavam ela ser o que ela realmente era e não só um cabelo. Sinceramente, sinto saudades da Valquíria até hoje e gostaria muito de reencontrá-la. Mas agora porque muitas estão tomando coragem - Sim, coragem. Porque muitas das que levantam essa bandeira antes sequer imaginavam sair com o cabelo que tinham pelas ruas, de jeito nenhum! - de deixarem seus cabelos serem como são quem continua com seus cabelos chapados estão erradas, vão ser ridicularizadas, vítimas do mesmo preconceito que vocês provavelmente já viveram? Desculpa, mas quanta ignorância. A máxima proferida por uma marca de shampoo que nem lembro qual foi "em terra de chapinha quem tem cacho é rainha" é. no mínimo, ridícula. A mesma ignorância que muita gente branca espalha por aí falando de vocês, de terem cabelo ruim, que preto é isso ou aquilo estão fazendo com as irmãs de raça apenas por não quererem ceder à ditadura da transição capilar, do Big Chop e etc. 




Seria tão mais fácil se cada um cuidasse do seu cabelinho e fossem felizes...se você é feliz fazendo seu BC, ótimo. Se você é feliz com sua chapinha ou seu cabelo liso natural, beleza! É o que é bonito para você e mais ninguém. Pare de se preocupar tanto com os outros e use esse tempo para cuidar do seu cabelo. Ele agradece. ;)

Se você está com seu cabelo enrolado porque realmente gosta dele e não por uma modinha, ótimo. Que bom pra você. Se não, repense o que está fazendo e, principalmente, o preconceito que tem disseminado por aí. Lembre-se que você também já passou por isso, ok?

Um beijo e até mais!


Crédito: entretenimento.r.com / claravasques.com / ovelhamag.com /