Image Map

16 março 2016

História de Superação: conheça Olajumoke Orisaguna - por Murielly Melo


Olá, tudo bom?

Eu sou a Murielly Melo,do Blog A Negra e seus Tons e a pedido da minha grande amiga Di Monteiro estarei fazendo algumas participações aqui em seu blog.

Como ela explicou em um post (aqui) ela ficará ausente por um período,espero que seja bem curto e, eu juntamente com minha amiga Renisiane Alexandrino, do Blog Garota Radiante, estaremos fazendo alguns posts aqui no É Tudo Vaidade.

Fiquei muito feliz com o seu convite em vir aqui e mostrar um pouquinho do meu trabalho. Ser chamada para colaborar no blog que você admira tanto é uma honra.

Bem,então vamos deixar de conversa e deixar eu contar uma história de vitória pra vocês. Avisando que TODOS têm seus momentos de vitórias e que seu dia,o quanto antes, vai chegar.Tenha fé e acredite!

Vim contar pra vocês uma linda história que merece ser compartilhada.Ela serve de incentivo para muitos.

Olajumoke Orisaguna é uma mulher nigeriana com uma história de vida não muito diferente de muitas de nós, brasileiras. Olajumoke é casada e mãe de 2 crianças, uma de 5 anos e um bebê de 14 meses. Precisando sustentar sua família, Olajumake deixou filho mais velho com seu marido e seu mudou para uma outra cidade, saindo de Osun para Lagos,na Nigéria e viu sua vida mudar de uma hora para outra.





Olajumoke, vendedora de pão, estava andando no mercado de Sabo. Lá, Ty Bello (fotógrafa), estava fazendo uma sessão de fotos com @tinisgram, onde ele percorria o mercado e eram tiradas fotos com os que ali estavam. Alguns queriam participar,outros não e foi quando Olajumoke passou. Perguntaram-lhe se queria participar, perguntando com um ok e ela confirmou com a cabeça. Ela não sabia mas sua vida ia mudar a partir de então......






Quando as fotos saíram na mídia todos queriam saber que linda mulher era aquela da imagem. Era modelo? Qual era o seu nome? Como uma modelo equilibrava tanto pão na cabeça? Não tinham a resposta e correram atrás pra saber quem era a tal moça. Não foi muito difícil descobrir, bastaram ir ao mercado de Sabo e perguntar para os que ali trabalhavam. Não demorou muito, no dia seguinte, Olajumoke apareceu no estúdio.

Ela não falava inglês, mas lia e escrevia iorubá. E assim foi contando sua história de vida. Olajumoke era cabeleireira e seu marido, instalador de portas. Ela não pode exercer sua profissão pois, de acordo com o costume local, sua família deveria pagar uma "cerimônia de liberdade",um ritual de passagem que dá ao estagiário uma permissão para iniciar um salão. Diante das dificuldades, uma parente distante a convidou para trabalhar em uma padaria e assim ela foi.

No meio da conversa, a fotógrafa tentava ver se realmente existia aquela beleza toda numa mulher de 27 anos, até que ela sorriu e ali pode ver o que todos viram naquela imagem no mercado. Ali,na hora, ela avisou a Olajumoke que ela participaria de um ensaio fotográfico naquela mesma tarde. Bimpe Onakoya, um dos maquiadores líder da Nigéria e Zubby, um dos hairstylist queridinhos foram para o estúdio para trabalhar aquela linda mulher. Eles acompanharam toda a história pelas redes sociais e se se dedicaram ainda mais na, agora, modelo.











E todo esse burburinho só fez bem a linda moça. Ela conseguiu um estágio no maior salão de cabeleireiros do país,a Make-me.Conseguiu estadia para ela e seu filho,educação para a criança e, finalmente, pôde reencontrar seu marido. E a modelagem? Ela conseguiu um contrato de modelo. Agora ela poderia ser achada e sua beleza compartilhada!

Foi caridade? Não! Ela trabalhada duro, 7 dias por semana, embaixo de sol e chuva. Dividia sua "casa" com mais uma pá de gente. Mas seus pães sempre estavam muito arrumados, e "fazia questão de entregá-los quentinhos", como afirmou sua parente. Deixou seu filho e marido para ajudar a sustentar sua família.





O que podemos concluir com isso? Todos devem ser observados, reconhecidos. Tudo pode acontecer a qualquer momento, com qualquer um e em qualquer lugar, basta acreditarmos e termos fé. Fé independe de sua religião e/ou crença em algo ou nada. Um pensamento positivo é uma fé.

Histórias como a de Olajumoke ocorrem todos os dias e em muitos lugares pelo mundo,basta prestarmos atenção a nossa volta.

Espero que tenham gostado e que se inspirem com essa bela história. Que todos tenham seus sonhos realizados e tenham certeza, no final tudo vai ficar bem.

Obrigada mais uma vez pela oportunidade, Di.














Créditos: http://zikoko.com/gist/from-bread-seller-to-model-this-nigerian-womans-story-will-make-you-believe-in-the-impossible/