Image Map

23 novembro 2015

Como alcalinizar o organismo?


Bom dia, meninas e meninos!

Muito tem se falado e visto por aí sobre a alcalinização da água, seja através de bicarbonato, de filtros próprios para esse fim (água kangen), dentre outras opções.

Este mês, mais precisamente dia 14, eu resolvi fazer uns testes. Aí tomo como base esse copão da minha mãe que deve ter uns 400 ml...sério! Ele é meio gordinho, então...rsrs cabe bastante líquido. Dá pra perceber quando vai tomar refri que a garrafa vai quase pra metade!



Eu uso o limão inteiro para um copo de água. Tem quem use metade do limão porque não aguentam o gosto azedo, mas como eu gosto do limão e suporto de boa ele até puro, tomo como se fosse água normal.

E falando em refri, esse é um ponto importante a ser cogitado, pois para alcalinização do organismo, não só refri, mas produtos industrializados em geral são acidificantes e devem ser evitados ou cortados, se conseguir fazer isto. Mas como ainda não cheguei nessa evolução (ainda mais com a Coca-Cola - o pior deles -  e ô vício danado que eu tenho!), diminuir já é um bom começo.

Mas o limão é ácido! Como ele pode alcalinizar o organismo? Ele é ácido fora do corpo, gente. Em contato com as mucosas, estômago, ele é alcalino, assim como o bicarbonato de sódio também. E por isso tem quem potencialize essa água utilizando o bicarbonato concomitantemente com o limão. Existem muitos artigos falando sobre a água com limão e bicarbonato pode curar até câncer e existem médicos renomados, como o Dr. Lair Ribeiro, afirmando que essa combinação pode matar células cancerígenas. Quanto a isto, não posso afirmar, pois meu objetivo é manter a "máquina" aqui como um todo saudável. E comecei fazer isso porque me lembrei que meu avô consumia de 1 a 2 limões por dia e nunca soube o que era colesterol, diabetes, dentre outras doenças crônicas do sangue, pois realmente o limão é depurativo e isso ninguém pode dizer o contrário. Lembro que na adolescência minha rinite era insuportável! Eu gastava a caixa todinha de lenços de papel só pela manhã, todos santo dia. Aí minha mãe comprou um livrinho chamado a cura pelo limão e fiz o cronograma por uns 20 dias, entre o consumo crescente e decrescente. Foi duro, mas a rinite praticamente não existe mais até hoje, salvo alguns casos mais isolados. Se pesquisarem pela internet, vão encontrar vários relatos e alguns estudos que podem nos levar a crer que o que o Dr. Lair afirma pode ser verdadeiro...

Então, no que consiste a água alcalina e por que devemos tomar mais dela? Como disse, existem estudos que comprovam que organismos alcalinos não adoecem (tenho plena certeza de que era o exemplo do meu avô), são muito menos suscetíveis a bactérias e vírus e, daí surgiu a hipótese de cura de doenças mais graves, como o próprio câncer. Bom, que o limão corta a azia é verdade porque já comprovei! Que o limão corta a crise de gastrite também é verdade porque eu já comprovei também! Então...se faz bem para esses males menores imediatamente, é possível sim que a longo prazo previna ou elimine doenças mais graves ou até crônicas. Além do que, o limão é fonte de vitamina C, que previne gripes, combate radicais livres, etc, etc, etc.

A água alcalina é considerada a partir de pH 8, pois o pH 7 é dado como neutro, mas não é ruim, apenas estável. Eu não sei dizer se o copo de água que tomo tem pH x ou y, mas com certeza é maior que 8. As águas minerais trazem em seus rótulos qual o pH contido nas garrafas ou galões, então, podem observar quanto a isto também.

Dizem que o ideal é ingerir a água do limão em jejum, mas como de manhã eu estou sempre na correria, faço a noite mesmo, depois das refeições.

Uma coisa é certa: se bem não fizer, mal também não fará, além de ser uma fruta de fácil acesso e barata, então, por que não fazer, né?

Então, quis falar sobre isso hoje com vcs porque além de ser um assunto polêmico, mas que muita gente vem tentando (eu, inclusive) e daqui algum tempo podemos ver relatos positivos acerca disto.

Se quiserem tentar e não sabem por onde começar, pesquisem artigos na internet, leiam bastante, tem muitos vídeos no You Tube também, se inteirem no assunto, mas creio que um modo fácil e que não trará problemas é este que mencionei aqui. ;)

Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas, deixem nos comentários!

Um beijo e até mais!