Image Map

03 junho 2015

Filmes para assistir no feriadão (debaixo das cobertas rs)


Não vai sair de casa no feriadão por que o friozinho convida assistir um filminho debaixo das cobertas? Muito eu isso rsrs Pago pra não sair nesse frio! Gosto do frio, mas para curtir e não sair quando não tô a fim...Um chocolatinho quente com pipoca ou um bom vinho com queijo ou só um café fresquinho...precisa de mais? Pra falar a verdade, eu já fico bem feliz. 

Aí tive a ideia de deixar dicas de filmes para quem vai curtir o feriadão dentro de casa, curtindo sua cobertinha. E tem filmes muito bons para assistir que vc pode achar facilmente on line e gratuitos pela internet. Vamos ver?

No geral, gosto muito dos filmes europeus, podem ser franceses, alemães e até nórdicos. Em sua maioria, são filmes em que os roteiros têm mais qualidade do que os filmes americanos, cheios de clichês, perseguições de carros e explosões surrealistas. Os filmes europeus tem mais a cara da realidade da maioria das pessoas e, talvez, seja por isso que me atraem mais, mas é claro que tem muito filme americano que eu gosto. 

O SEGREDO DE VERA DRAKE é um filme de 2004 e o considero um dos melhores filmes de drama. A história se passa nos anos 50 com uma família pacata e simples. Até aí vc acha que o filme é meio morto e não vê nada de bom nisso, até que a matriarca da família sai de casa e entra misteriosamente em casas estranhas, mas ela tem em mente que está ajudando as pessoas, sob o ponto de vista dela e das pessoas as quais ela visita. E claro que não vou dar spoiler aqui e contar qual é o grande segredo de Vera, vivida pela grande Imelda Staunton que, infelizmente, não tem muito cartaz por aqui. Aliás, creio que ela não tenha o talento devidamente reconhecido lá fora tbm. Embora para muitas pessoas o que Vera faz às escondidas seja mal visto, muitos terão pena dela, pois em momento algum não se enxerga maldade nas atitudes dela e é um filme para parar para pensar em que motivações ela teve para considerar estar ajudando aquelas pessoas e nas questões envolvidas. É um filme muito sensível e vai prender a atenção do início ao fim. 


Imelda Staunton como Vera Drake
(crédito: google.com/search)

Até onde uma mentira pode mexer com a vida de uma pessoa e até com uma cidade inteira? É isso que traz o filme A CAÇA (2012)do diretor Thomas Vinterberg. 
Gente, eu sou apaixonada pelo Mads Mikkelsen (ele é lindo, carismático, exótico, ótimo ator...fico emocionada e até me faltam palavras pra elogiar este homem! hahahaha) e o filme já valeria só por ser com ele, mas como se não bastasse o filme tbm é bom e ele, melhor ainda. Para quem não conhece, Mads vive atualmente Hannibal Lecter no seriado Hannibal, transmitido aqui no Brasil pela AXN. E acreditem, ele te faz esquecer do Hannibal Lecter de Anthony Hopkins porque o cara é muito bom mesmo...
Voltando ao filme de 2012, Lukas (Mikkelsen) se vê envolvido numa acusação de pedofilia, cuja menininha de 5 anos é filha de seu melhor amigo e aluna do jardim de infância onde ele trabalha. Só que a menina confunde uma foto que o irmão mostra a ela com seu cuidador, porque a menina não é boba nem nada e se "apaixona" por ele. Daí ela solta umas palavras sem sentido e tudo vira uma confusão desgraçada. Quando a menina diz que Lukas não fez nada com ela, já é tarde demais, porque vcs vão ver pelos perrengues que ele vai passar por causa de uma mentira, aparentemente, inocente de uma criança. Filme muito bom que remete a pensar no que acontece atualmente, onde tudo é assédio, onde tudo é errado e qualquer coisa dita sem pensar pode transformar a vida de alguém num inferno.


Mads Mikkelsen em A Caça
(Créditos: ulbra-to.br)


Vejam se a situação do filme a seguir pode dar certo...
Uma senhora completa 84 anos e confraterniza com sua família em sua casa, então,  recebe o telefonema de sua irmã que há muito tempo não vê, pois mora a 140 km dela e é convidada para ser madrinha de casamento de sua sobrinha que nem conhece. A velha intima a família toda ir junto com ela até o tal casório: filhos, genros, netos, um bebê, um cachorro...todos dentro de um trailer capenga. Aí acontece de tudo: xingos, desentendimentos, passam calor e todo tipo de coisa que podemos estar sujeitos num programa de índio desses! Claro que não pode dar certo, né? Mas assim como comparado com situações cotidianas de nós mesmos e nossas famílias, FAMÍLIA RODANTE (2003) é classificado como comédia, mas está mais para humor negro pq só pode ser um humor grotesco para enfiar uma família inteira dentro de um trailer e viajar quilômetros de distância achando que ninguém ali vai ter vontade de matar um rsrs Esses filmes retratando família sempre prometem risadas e aquela lembrança de que já passamos por aquilo, sabem? Nem que seja de maneira diferente, meio que nos enxergamos ali junto com nossos parentes tbm. É o caso do ótimo filme italiano PARENTE É SERPENTE (1992). Quem não soube ou até mesmo viveu as picuinhas de uma família da qual ninguém se entende e, de quebra, os pais já muito idosos, não podem mais morar sozinhos e nenhum dos filhos querem essa responsabilidade para si, irmãos começam a se atacar, as noras começam a brigar com as cunhadas e cada um joga na cara do outro as frustrações de cada um? Até que eles têm uma ideia macabra...e daí o humor negro faz mais sentido ainda! Típico filme do qual, quem ainda não viu - pq pode-se dizer que é um clássico - vai identificar algo peculiar ali com sua própria família ou alguma família conhecida: o tio folgado, aquela tia hipocondríaca e por aí vai.



Cena de Família Rodante
(Créditos: sesc.sp.org.br)


Cena de Parente...é Serpente!
(Créditos: vidavegetando.blogspot.com)


Vou trazendo mais filmes que valem a pena serem assistidos em casa, seja num feriadão ou fim de semana. Muitos filmes bons têm disponíveis no YouTube ( Parente...é Serpente!) e muitos sites ou blogs especializados em cinema também trazem ótimos filmes que valem muito a pena. Indico muito o Mega Filmes ( A Caça), o Toca dos Cinéfilos ( O Segredo de Vera Drake / Família Rodante ), tem tbm o Armagedom Filmes e muitos bons sites que hospedam filmes disponíveis na web e que não cobram nada por isto. Alguns podem até pedir contribuição para continuar postando conteúdo, mas não é obrigatório fazê-lo.

Então, uma ótima sessão e boa pipoca pra vcs!